quinta-feira, 31 de julho de 2008

NOTA DE FALECIMENTO

+ Aonde estão os estudantes de Arquitetura e Urbanismo?

... Talvez perdidos por aí ...

Através desta venho manifestar minha tristeza diante da atual situação do curso. Falo sobre os estudantes e a falta de sentido de valor do que representa estar aqui no CEMUNI III.

É contraditório passarmos anos estudando, e cada um tem a sua estória para entrar numa Universidade Federal Pública, para depois agirmos com total descaso em relação à mesma. Vejo atualmente que toda a energia que outrora foi canalizada para estar aqui, agora se esvai num tipo de ritual destrutivo e bizarro que nada se compara ao evento da Festa.

Festa:. [do lat. festa]1. reunião alegre para fim de divertimento ...2. o conjunto das cerimônias com que se celebra qualquer acontecimento; solenidade; comemoração.

Bizarro:. 5. Extravagante, esquisito.

O antagonismo entre ambos é evidente. A situação é crítica.

Vejo aqui dentro do CEMUNI a miniaturização de uma dessas micaretas que estão espalhadas pela cidade.

Uma bebedeira descontrolada, gritaria pelos corredores, garrafas de bebida deixadas em frente do Departamento, vômito por todos os cantos do prédio, sala de aula urinada ... uma movimentação estranha ... irreconhecível ... e, talvez, o único ato humano disso tudo seja carregar o amigo que não consegue mais andar de tão bêbado ... tudo isso às 15:00 h com as salas tendo aula.

Não quero ser falso moralista ... talvez os antigos alunos estejam ficando velhos e ultrapassados ...

Mas questiono a quem é estudante: O que imaginam que é fazer uma Universidade ??? É somente mera repetição das atitudes e modismos que vemos lá fora ???

Não me responsabilizo como membro do CALAU (Centro Acadêmico Livre de Arquitetura e Urbanismo) neste ponto por quem entra no curso ... no tocante à educação e bons princípios nada podemos fazer ... isso se aprende em casa e com a vida ... e isto não está relacionado em ter dinheiro ou não, em ser inteligente ou não, em fazer mais pontos no vestibular ou não ... isso tem a ver com respeito ... tem a ver com o que carregamos dentro da gente ... ao que estamos dispostos à absorver ou não.

(...) Será que a nossa geração está perdida ou se deixando levar pelas ondas da maré ???

(...) Será por coincidência que está sendo construída essa cidade medíocre e injusta diante de nossos olhos turvos ???

(...) Será que temos algum compromisso dentro de uma Universidade tão restrita a poucos ???

Já passou da hora de pararmos para pensar ...

paradoxalmenteeu_artigos
texto para: O FOLHA PRETA em 3/4/2006

Nenhum comentário: